3 maneiras de como lidar com a conta de energia com o impacto do novo coronavírus

A redução no consumo de energia elétrica será crucial para sobrevivência das empresas. Desse modo, algumas mudanças de hábito no consumo de energia que impactam consideravelmente a diminuição do valor da conta de energia elétrica deverão ser repensadas.

PENSANDO em como podemos ajudar os empresários neste momento de repensar negócios, apresentaremos 3 sugestões de lidar com a Energia Elétrica a partir do "Pós pandemia" como está conhecido como "novo normal" e indicar algumas algumas medidas de eficiência energética que poderão ser implementadas nas empresas que estão com suas atividades paralisadas.

Em pesquisa realizada pelo Sebrae Mato Grosso com 354
empresas e lideranças, foi identificado que dentre os custos que mais pesam no dia a dia do negócio, a energia elétrica representa 15,44% e o custo com pagamento de pessoal 34,28%. Portanto, cabe uma atenção especial por parte das empresas na busca de alternativas para reduzir o custo com energia elétrica.

  1. ANALISAR DADOS - parte importante no processo de melhoria

Recomendamos aproveitar este período para realizar manutenção preventiva de todos os aparelhos, equipamentos e instalações elétricas.

Para os consumidores do Grupo A, podemos fazer uma análise na conta de energia do histórico da demanda medida e não consumida e verificar a possibilidade de reduzir a demanda contratada. Este procedimento deverá ser feito junto a concessionária local respeitando os prazos estabelecidos na resolução normativa nº 414/2010, da ANEEL. Destacamos que disponibilizamos serviço de consultoria de análise tarifária para adequação do contrato de fornecimento de energia elétrica.

2 - Outra medida é providenciar um estudo de análise de viabilidade técnica e financeira e de eventuais linhas de financiamentos para implantação de uma micro ou mini usina fotovoltaica.

  • Nesse sentido, oferecemos consultoria de baixo para o caso do estudo de viabilidade, essa consultoria poderá ser feita remotamente, basta fazer o seu cadastro no site

3 - Outras medidas de eficiência energética que devem ser implementadas nas empresas agora ou pós pandemia... São várias medidas possíveis, porém destacamos as mais simples e de baixo custo:

  • Aproveite a iluminação e a ventilação natural, principalmente porque vamos entrar nas estações com temperaturas amenas, como o outono e o inverno. Assim, evite acender lâmpadas durante o dia, aproveite a luz natural. Abra as janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua empresa.
  • Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados.
  • Limpe as lâmpadas e luminárias.
  • Dê preferência a lâmpadas de LED ou fluorescentes.
  • Pinte ambientes em cores brancas ou claras.
  • Mantenha os equipamentos elétricos sempre em bom estado.
  • Realize manutenção preventiva.
  • Mantenha os filtros dos ares-condicionados limpos e desligue se o cômodo onde o ar-condicionado foi instalado estiver vazio.
  • Evite o resfriamento excessivo dos ares-condicionados, regulando sempre o termostato (temperatura ideal entre 23 e 24 °C ).
  • Não deixe aparelhos eletrônicos ligados quando não estiverem sendo utilizados ou de noite.
  • Opte por um sistema de aquecimento solar para água.
  • Evite usar energia elétrica durante o horário de pico (17 às 20h).
  • Reorganize os postos de trabalhos, setorizando os ambientes de trabalhos para evitar que ambiente com poucas pessoas continue utilizando energia.
  • Invista na geração de energia fotovoltaica. (ver item 2)
  • Revise o contrato de demanda, no caso dos consumidores do Grupo A, com base na análise do histórico da demanda medida e não consumida nos últimos 12 (doze meses).
  • Verifique a possibilidade de migrar para a tarifa Branca, que é aplicada aos consumidores do Grupo B por meio de três postos tarifários: ponta, intermediário e fora ponta. Podemos ajudar neste estudo.

Por que AEON Energia? | Website

Pedro José Domingues: Engenheiro Eletrônico formado pela FEI em 1986. Pós-graduado em Gestão de TI / Negócios pelo IBTA. Pós-Graduação Latu Senso (em curso) em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias pela UNIVESP/CREA, formação em Marketing pela ESPM e Eficiência Energética pelo SENAI. Formação em Negócios Sustentáveis e ODS (Agenda 2030). Experiência de 35 anos como projetista e arquiteto de soluções de negócios em TI (pré-venda) - End User, Infraestrutura e Green Data Center. Experiência com gestão do ciclo de vida de produtos (atuando como Product Owner) e nos últimos anos servindo como consultor em Gestão de Energia, Eficiência Energética e Energias Renováveis, com foco em Solar e suas Regulações e Normativas (ANEEL).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!