Os 5 maiores erros na interpretação de uma Conta de Energia Elétrica

Entendimento de Faturas de Energia não é algo de fácil compreensão, porém é nelas que podemos ter algum controle sobre nossos gastos com Energia. Particularmente os clientes do grupo A (média tensão) tem mais dificuldades pois são muitos dados informados na mesma sem a devida explicação.

Este pequeno texto não tem a pretensão de explicar como “interpretar” uma fatura de energia elétrica (textos futuros terão), mas sim um pouco do comportamento humano nesta questão… então vamos lá!

  1. O primeiro e o maior erro de todos, é o consumidor não ler (analisar) a sua fatura de energia.

A fatura pode e deve ser usada como controle. Por exemplo, na fatura de serviços de Energia, é possível visualizar detalhes de uso (consumo), valores das tarifas, vencimento da fatura, bem como todos os detalhes do serviço contratado.

  • O segundo erro é o desconhecimento do consumidor ao ler (analisar) a sua fatura de energia.

Esse é um erro não exatamente seu, mas da maioria dos consumidores. A pergunta que vem… “mas o que significam todos estes números”?

A mente da maioria das pessoas, tendem a acreditar que uma empresa de porte dificilmente erraria em seus dados, pois ela tem computadores e pessoas qualificadas e não aconteceria. Nos acomodamos…

Em parte, isto está correto, mas o entendimento de uma fatura não está associado apenas aos valores, mas o que eles “dizem” do consumo daquela unidade consumidora.

  • O terceiro erro é a falta de interesse em aprender a entender sua fatura de energia.

Esse problema pode estar ligado em não saber onde procurar mais informações sobre este assunto.

Isso é verdade, porem nos sites das próprias concessionárias existem alguns conteúdos que explicam como interpretar as mesmas. Eu acho que falham muito nesse objetivo.

No mundo de hoje, com uma enormidade de conteúdos disponíveis na Web (p.ex. Google) impossível não encontrarmos algo que nos auxiliem neste aprendizado. Todos são bons? Lógico que não! Mas você saberá filtrar os que mais te trarão esse entendimento.

  • O quarto erro e depois de ter superado os 3 erros anteriores é não tomar nenhuma atitude.

Nessa questão ainda pode estar o desconhecimento do que fazer após entender os dados da fatura.

Neste caso precisamos entender a diferença entre a potência e o consumo dos equipamentos que temos na Unidade Consumidora.

Vou exemplificar para ficar mais fácil o entendimento… Você vai comprar um equipamento novo (por exemplo um chuveiro e que tomar um banho bem quentinho). Você irá escolher um de 7.000W – Esta é a potência do equipamento.

Mas qual é o consumo (destacado na fatura)? Será o tempo que este equipamento passou ligado. Ex. se na sua casa o tempo de banho for de 1 hora, o consumo será de 7.000W x 1 Hora = 7.000Wh = 7kWh por dia. Para saber o quanto você consome no mês basta multiplicar por 30 dias (= 210kWh – só do banho)

Tomar uma atitude é rever seu comportamento de uso e tomar banhos em menos tempo.

  • O quinto erro é a falta de conscientização do que fazemos com nosso planeta.

Aqui temos um problema que precisamos resolver rapidamente, pois os recursos são finitos.

Quando procuramos eliminar os erros apontados acima, certamente estaremos sendo mais responsáveis com nossas atitudes e isso agradará nosso bem viver em saber que além de termos uma economia em nossos orçamentos ainda estamos ajudando o planeta ao sermos mais sustentáveis.

Obs. Este texto foi bastante genérico (foi mais comportamental) e se enquadra a qualquer consumidor de energia – dos pequenos p. ex. residências aos grandes consumidores p. ex. Indústrias e comércios, claro que cada um com suas particularidades e dificuldades.

Nos próximos textos, irei abordar estas diferenças para ajudá-los nessa jornada de aprendizado para economizar dinheiro em tempos que precisaremos fazer isto e “de quebra” ainda sermos sustentáveis.

Por que AEON Energia? | Website

Pedro José Domingues: Engenheiro Eletrônico formado pela FEI em 1986. Pós-graduado em Gestão de TI / Negócios pelo IBTA. Pós-Graduação Latu Senso (em curso) em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias pela UNIVESP/CREA, formação em Marketing pela ESPM e Eficiência Energética pelo SENAI. Formação em Negócios Sustentáveis e ODS (Agenda 2030). Experiência de 35 anos como projetista e arquiteto de soluções de negócios em TI (pré-venda) - End User, Infraestrutura e Green Data Center. Experiência com gestão do ciclo de vida de produtos (atuando como Product Owner) e nos últimos anos servindo como consultor em Gestão de Energia, Eficiência Energética e Energias Renováveis, com foco em Solar e suas Regulações e Normativas (ANEEL).

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